O Brasão

0 Flares 0 Flares ×

Descrição

O Escudo - esquartelado, traz no quadrante superior esquerdo o pavimento mosaico e o Esquadro e Compasso que representam a Sublime Instituição Maçônica; no quadrante superior direito, em fundo azul, temos o emblema da Ordem DeMolay representando a o apoio dedicado de nossa Loja a essa Instituição; no quadrante inferior esquerdo, em fundo vermelho, a representação do Altar do Juramento DeMolay, representando as obrigações realizadas por todos; no quadrante inferior direito, em fundo branco, estão expostas as ferramentas do Aprendiz Maçom para lembrar que independente dos Graus e Títulos que cada maçom possui, nunca deixará de aprender; A corrente, por baixo dos símbolos e ligando os quadrantes, representa a união de todos os maçons espalhados pelo orbe terrestre bem como a ligação de nossa Loja com a Ordem DeMolay.

O Bordo - em azul contendo seis (06) pérolas simbólicas dos Fundadores, os irmãos Arquimedes Mariano, Cassio Cabral, Murilo , Rafael Montenegro, Rodolfo Dantas e Tiago Bezerra e um (01) rubi simbólico representativo do irmão Benedito Freire. À medida que cada um dos fundadores passarem ao Oriente Eterno as perolas se transformarão em rubis. Na ordem da esquerda para a direita, oportunidade onde ficará identificado no rubi o irmão fundador.

  1. O primeiro rubi simboliza o Ir Benedito Freire de Araújo Neto, que passou ao Oriente Eterno no dia 12 de julho de 2016.

O Elmo - em ouro e com viseira cerrada, virado para a direita, é emblemático da nobreza, sem a qual não haveria o caráter.

O Timbre - traz o Esquadro e Compasso na posição do Aprendiz Maçom, representando a Sublime Instituição Maçônica; As Asas, representam os Seniors DeMolays além de serem representativas da elevação espiritual e da liberdade que cada maçom deve possuir, sendo, juntamente com a IGUALDADE e a FRATERNIDADE a mais famosa tríade maçônica.

As Espadas Cruzadas - denotam Justiça, Força e o Varão. Elas simbolizam a incessante guerra contra a arrogância, despotismo e intolerância.

O Mote, em azul com verso em branco traz o título distintivo e o número da Loja.

O Lambrequim - em motivos de folhagem, traz o seu paquife direito na cor branca com o verso em azul além de um rubi na parte superior, o paquife esquerdo na cor vermelha, verso azul e uma pérola na parte superior. As cores branca e vermelha representam a dualidade, além da vida e morte.

Os Esmaltes
O Dourado (Jalde ou Or), representativo da luz;
O Branco (Prata - Argente) denota as idéias inovadoras, além da luz, paz e a pureza;
O Azul (Blau ou Azure) simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e sutileza além do ideal e o sonho;
O Vermelho (Goles) significa força, energia e coragem, está para equilibra o azul, formando o homem perfeito.

Observação: Direita e esquerda, ou dextra e sinistra são termos usados em heráldica para se referir a lugares específicos em um escudo suportando um brasão de armas, e os outros elementos de uma realização. “Dextra” (latim para “direita”) significa a direita do ponto de vista do portador do escudo, isto é, a própria direita do portador, a esquerda do observador. “Sinistra” (latim para “esquerda”) significa a esquerda do ponto de vista do portador, a própria direita do portador, a direita do observador.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×