Estrutura do Rito York

0 Flares 0 Flares ×

O Rito York é constituído por quatro corpos devidamente distintos um dos outros, a saber: Graus Simbólicos, Graus Capitulares, Graus Crípticos e Ordens de Cavalaria.

Os Graus Simbólicos

Praticados nas Lojas Maçônicas, são divididos em 3 graus:

1) Aprendiz Maçom – ou ainda Aprendiz Admitido/Registrado – (Entered Apprentice): é o início de tudo. É nele que são abertas as portas do conhecimento maçônico, e é a partir desse grau que os mistérios serão aos poucos desvendados. O recém iniciado se depara com tudo muito novo, mesmo quando alguns já pesquisavam sobre a Maçonaria, ele só passa a entender quando verdadeiramente é iniciado. O Aprendiz aprende que deve desbastar a sua Pedra Bruta interior, fazendo várias reflexões de suas posturas e paradigmas sobre o mundo, e principalmente consigo mesmo.

2) Companheiro Maçom – ou ainda Companheiro de Ofício – (Fellow Craft): é a segunda etapa na jornada do conhecimento. Só que entende-se que após o Aprendiz ter desbastado a Pedra Bruta, ele encontra-se mais preparado para a receptividade da causa alheia, onde ele deverá buscar a solidariedade para com seu semelhante, em especial o seu Irmão maçom. Assim como entende-se que o Grau de Aprendiz é a fase embrionária e tenra, o Grau de Companheiro é a virilidade (manhood), chegando a fase adulta e se preparando para se tornar um Mestre Maçom.

3) Mestre Maçom (Master Mason): Neste grau o Maçom fecha o ciclo de aprendizado e aperfeiçoamento. O Mestre Maçom recebe em sua Elevação os plenos conhecimentos de sua origem e resgata uma das lendas mais significativas da Maçonaria. O Mestre Maçom goza de todos os direitos sobre o âmbito do simbolismo.

Graus Capitulares

Praticados nos Capítulos do Real Arco, é composto por 4 graus:

4) Mestre de Marca (Mark Master Mason): enfatiza as lições de regularidade, disciplina e integridade. É o grau mais impressionante, centrado sobre a história da Fraternidade das pedreiras e o seu papel na construção do Templo.

5) Past Master Virtual (Past Master Virtual): enfatiza a lição da harmonia. Este grau é conferido porque os antigos costumes exigiam que para um Maçom ser Exaltado ao Real Arco, ele deveria ter sido Venerável Mestre de uma Loja simbólica. O grau não confere nenhum título ao recipiendário, mas serve de exemplo para a manutenção de um antigo costume.

6) Mui Excelente Mestre (Most Excellent Master): enfatiza a lição da reverência. Este grau está centrado na dedicação do Templo, depois de completo, particularmente a consagração do Santo dos Santos e a descida do Convidado ao Templo.

7) Maçom do Real Arco (Royal Arch Mason): é o complemento do Grau de Mestre Maçom e a reunião dos graus originais da Loja Azul, tal como praticados nas Antigas Lojas da Inglaterra. O Grau explica as origens da Palavra Substituta encontrada no grau de Mestre Maçom, a recuperação da Palavra Inefável e a sua ocultação dentro da Palavra do Real Arco. Juntamente ao grau de Mestre Maçom se torna o ensinamento mais amplo da Maçonaria.

Graus Crípticos

Praticados nos Conselhos Crípticos é composto por 3 graus:

8) Mestre Real (Royal Master): enfatiza as lições de paciência e firmeza. É centrado em torno dos Companheiros Maçons que foram os artífices que fabricaram os ornamentos e a mobília do Templo.

9) Mestre Escolhido (Select Master): enfatiza as lições de devoção e zelo. Está centrado na construção e mobiliário de uma abóbada secreta embaixo do Santo dos Santos do Templo, e a deposição dos segredos pertencentes aos Companheiros por três antigos Grãos-Mestres dos mesmos.

10) Super Excelente Mestre (Super Excellent Master): enfatiza as lições de lealdade e fidelidade. Está centrado ao redor dos fatos que levaram à destruição de Jerusalém e do Templo, nas mãos dos Caldeus.

Ordens de Cavalaria

Praticados nas Comandarias Templárias é constituído de 3 Ordens

11) Ordem da Cruz Vermelha (Order of the Red Cross): enfatiza a lição da verdade.

12) Ordem de Malta (Order of Malta): enfatiza a lição da Fé.

13) Ordem dos Cavaleiros Templários ou Ordem do Templo (Order of Knight Templar ou Order of the Temple): enfatiza as lições de auto-sacrifício e da reverência.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×