O Rito York na Paraíba

0 Flares 0 Flares ×

A terceira Loja Maçônica a trabalhar no Brasil com o Rito York foi a Loja “Cavaleiros do Sol” nº 42, na Cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba, jurisdicionada a Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba – GLEPB. Esta Loja foi fundada no ano de 2000, com o propósito de trabalhar no Rito de York e suprir a carência da Grande Loja que mesmo reconhecendo tal Rito, não tinha nenhuma Loja que trabalhasse no mesmo. Foi sugerido pelo irmão Teldson D. Sarmento a ideia de levantar a bandeira da inovação e todos os demais irmãos resolveram apostar.

Pela falta de material suficiente veio a trabalhar erroneamente no Ritual de Emulação, ritual este instituído após a unificação da Grande Loja dos Modernos (1717) com a Grande Loja dos Antigos (1751), em 1813. Após reunião administrativa de seus membros, foi constituída uma comissão especial para reavaliação dos rituais, e assim, buscar o verdadeiro Rito York. Em junho de 2006 a Comissão Especial para o Rito de York, composta por Sérgio Roberto Cavalcante (presidente), Teldson Douetts Sarmento (relator) e Hugo Leonardo Wanderley Borges (secretário), já apresentava mudanças expressivas nos rituais. Colheram informações ritualísticas das Grandes Lojas da Florida, Nevada, New York, Alabama, Ohio, Illinois, Missouri, entre outros. A partir daí, escolheram o ritual da Grande Loja de Nevada para servir de base para suas reuniões. Após a consolidação do Rito de York, a Loja entrou no sistema de divulgação e a partir dela outras Lojas já foram criadas e/ou ajustadas para o Rito Americano em todo o Brasil.

A partir da iniciativa da Loja “Cavaleiros do Sol” nº 42, a Loja “Segredos da Pirâmide” nº 16 (Jurisdicionada ao Grande Oriente da Paraíba) transformou-se em uma Loja da Antiga Maçonaria do Rito York.

No ano de 2009 fundamos a Loja “Fidelitas” nº 47 (Jurisdicionada a GLEPB), passando a ser a terceira Loja no Estado da Paraíba a pautar seus trabalhos no Rito York.

No dia 06 de março de 2010, durante a I Assembléia Geral Ordinária da GLEPB, foi homologado o Estatuto Social da Loja “José do Patrocínio” nº 33 que também passou a adotar o Rito York.

Hoje a GLEPB possui 5 Lojas Simbólicas e 1 de Estudos e Pesquisas que pautam seus trabalhos no Rito York, são elas:

  • ARLS “Aureliano Dantas de Araújo” nº 28, Or de Patos
  • ARLS “José do Patrocínio” nº 33, Or de Cabedelo
  • ARLS “Cavaleiros do Sol” nº 42, Or de João Pessoa
  • ARLS “Fidelitas” nº 47, Or de João Pessoa
  • ARLS “Cavaleiros do Templo Sagrado” nº 48, Or de Cajazeiras
  • ARLEP “Verus Sapientia” nº 03, Or de João Pessoa
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×